Berlim - O ministro de finanças alemão, Wolfgang Sch;uble, afirmou nesta quinta-feira (19/7) ante o Parlamento de seu país (que deve se pronunciar ainda hoje sobre o plano de ajuda europeu aos bancos espanhóis), que o governo espanhol será o fiador do empréstimo de até 100 bilhões de euros ao sistema financeiro do país.
"É a Espanha que pede (a ajuda), é a Espanha que recebe o dinheiro e é a Espanha que será o fiador do empréstimo", disse Sch;uble ao Bundestag. O ministro prometeu ainda que os bancos espanhóis não poderão ter acesso direto aos fundos europeus.
[SAIBAMAIS]A câmara baixa alemã deve aprovar nesta quinta-feira uma ajuda de até 100 bilhões de euros à Espanha para recapitalizar seus bancos, apesar das reticências de alguns deputados.
Os partidos de oposição (os social-democratas do SPD e os Verdes) já deram seu aval, unido-se à maioria conservadora e liberal da chanceler alemã Angela Merkel.
A aprovação do Bundestag é necessária para que a Alemanha possa firmar o plano de ajuda na sexta-feira quando haverá uma reunião do grupo de ministros de Finanças e Economia da zona do euro, o Eurogrupo.