Berlim - O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Sch;uble, do partido conservador CDU, liderado pela chanceler Angela Merkel, convocou os deputados da oposição - social-democratas e ecologistas - a votar a favor da ajuda europeia à Espanha.
[SAIBAMAIS]Em uma entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal Rheinische Post, Sch;uble disse contar "com uma mobilização o mais forte possível em nossas próprias fileiras. Mas também esperamos que o (partido social-democrata) SPD e os Verdes assumam suas responsabilidades europeias".
O Bundestag, câmara baixa do Parlamento alemão, se reunirá na quinta-feira em sessão extraordinária para se pronunciar sobre uma ajuda de até 100 bilhões de euros destinada a permitir que a Espanha avance com seu sistema bancário. Antecipa-se que o Bundestag dê autorização para a ajuda, a qual o SPD já adiantou ser favorável. A votação é considerada um teste para Merkel, muito popular entre as pesquisas, mas que em consultas anteriores do mesmo tipo perdeu apoio em sua própria maioria conservadora e liberal.