Jornal Correio Braziliense

Economia

Maioria dos bancos europeus conseguiu cumprir metas de recapitalização

Londres - A maioria dos bancos europeus cumpriu até o final de junho com os novos requisitos de recapitalização fixados em dezembro passado, afirmou a Autoridade Bancária Europeia (EBA) nesta quarta-feira (11/7).

De acordo com o relatório parcial da EBA, 27 bancos foram recapitalizados por um valor total de 94,4 bilhões de euros, sendo que a meta era de 76 bilhões. Quatro entidades não chegaram a cumprir com o 9% da divisão de fundos próprios "duros" (compostos por ações e lucros em reservas), mas iniciaram medidas de "reestruturação importantes", disse o organismo, citando Dexia, Volksbank AG, WestLB AG e Bankia.

O caso do Bankia, quarta maior entidade espanhola e parcialmente nacionalizada, será tratado separadamente a partir de agora, como já ocorre com os bancos gregos. O relatório final, previsto para setembro, deverá dar detalhes banco por banco.



[SAIBAMAIS]"Para os estabelecimentos que não puderam chegar ao nível requerido mediante investimentos privados, foram implementadas medidas para garantir que eles fiquem em linha com as recomendações da EBA", afirma a análise. Dos 27 bancos que alcançaram o nível requerido, sete se beneficiaram de medidas de respaldo de seus respectivos governos, disse a EBA.