Bruxelas - A zona do euro obteve nesta segunda-feira (9/7), um "acordo político" sobre o resgate do setor financeiro da Espanha, na reunião celebrada em Bruxelas, em meio ao crescente temor sobre a dívida espanhola.
Uma fonte europeia garantiu que os ministros dos 17 países da zona do euro chegaram a um acordo, que deverá ser ratificado no dia 20 de julho, na Cúpula do Eurogrupo.
O funcionário não deu detalhes sobre o Memorando de Entendimento (Mou) com a Espanha, que define as condições de mudança do crédito da zona do euro para recapitalizar e sanear o setor bancário espanhol.
Os mercados aguardam com nervosismo os detalhes do acordo, após o anúncio, no dia 9 de junho, de que a zona do euro ofereceu até 100 bilhões de euros para recapitalizar os bancos espanhóis.
Os juros pagos pela emissão de títulos da dívida da Espanha dispararam nesta segunda-feira, com os papéis a 10 anos a 7,023%, contra 6,912% na sexta-feira.
Nas últimas semanas, membros da Comissão Europeia, da Autoridade Bancária Europeia (ABE), do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) negociaram com o governo espanhol um rascunho com os termos do empréstimo, que inclui condições aos Bancos e a todo setor financeiro.