Washington - A taxa de desemprego nos Estados Unidos permaneceu estável no mês de junho, a 8,2%, segundo os números divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento do Trabalho.
A economia norte-americana criou no mês passado pouco mais de 80.000 postos de trabalho, que foram insuficientes para diminuir o índice. Os analistas projetavam uma criação de 100.000 postos em junho. Segundo dados do Ministério, a economia norte-americana criou nos meses de abril, maio e junho 75.000 empregos líquidos por mês, o que representa três vezes menos que no primeiro trimestre.
[SAIBAMAIS]Os efeitos da revisão para cima da criação de emprego em maio, a 77.000, foram anulados por uma revisão para baixo das contratações de abril. De acordo com o governo, "houve diminuição nas contratações na maioria dos grandes setores da atividade no segundo trimestre". A manutenção da taxa de desemprego em 8,2% se ajusta à média das previsões dos analistas.
Os Estados Unidos apresentavam oficialmente 12,7 milhões de desempregados em junho, quando faltavam quatro meses para as eleições presidenciais, A taxa de desemprego e subemprego, que leva em conta entre outros os assalariados que trabalham em tempo parcial e as pessoas que deixaram de buscar ativamente um trabalho, subiu 0,1 ponto percentual, para 14,9%, seu nível mais alto em quatro meses.