Jornal Correio Braziliense

Economia

Ministério finlandês anuncia negociações com a Espanha por garantias

Helsinki - O Ministério finlandês de Finanças anunciou nesta quinta-feira (5/7) que na próxima semana começará a negociar com a Espanha garantias em troca da participação do país no plano de ajuda aos bancos espanhóis.

"As negociações sobre os efeitos colaterais do plano de resgate dos bancos espanhóis devem começar na próxima semana", após a reunião do Eurogrupo, agendada para o dia 9/7, declarou um porta-voz do ministério sob condição de anonimato.

No mês passado, a ministra finlandesa das Finanças, Jutta Urpilainen, afirmou que seu país "exigiria participações nos bancos espanhóis em troca de sua ajuda" e que pediria o fechamento dos bancos frágeis.

Líderes espanhóis indicaram na quarta-feira (4/7) que estão negociando com a Comissão Europiea os detalhes do plano de ajuda.

A zona do euro se comprometeu, no início de junho, a proporcionar uma linha de crédito de até 100 bilhões de euros para recapitalizar os bancos espanhóis afetados pela explosão da bolha imobiliária em 2008.

Urpilainen reconheceu, em uma entrevista ao jornal finlandês Helsingin Sanomat na quinta-feira, que a Finlândia, um dos últimos países da zona do euro que continua a manter uma alta classificação de crédito, o triplo A, "representa uma linha dura" com os planos de ajuda financeiro. "Somos construtivos e queremos resolver a crise, mas não a qualquer preço", afirmou.[SAIBAMAIS]



Helsinki foi um dos mais relutantes em permitir que o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE) comprasse a dívida no mercado secundário, conforme acordado na semana passada pelos líderes da zona do euro em Bruxelas para apoiar os países em dificuldade.

No ano passado, Helsinki exigiu que a Grécia assinasse um acordo bilateral que garantisse a devolução do dinheiro emprestado.