Estraburgo - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, criticou nesta terça-feira (3/7) os conservadores britânicos, que "parecem comemorar" as dificuldades do euro.
"Os conservadores britânicos expressaram certa satisfação frente à situação na zona do euro", declarou o presidente da Comissão Europeia em um debate no Parlamento Europeu.
"É surpreendente que pareçam ficar felizes com as dificuldades da zona do euro. Contrasta com a posição tomada por seu líder, o primeiro-ministro David Cameron", completou.
"A realidade é que há um consenso, inclusive com os Estados que estão fora da zona do euro, sobre a necessidade de reforçar a zona do euro", disse.
Barroso disse estar "surpreso com a desenvoltura com a qual alguns de vocês recomendam alguns Estados a deixar a zona do euro", quando Cameron disse "que era do interesse nacional que a Grécia não saísse do euro".
Barroso criticava, entre outros, o eurodeputado conservador britânico Martin Callanan que havia criticado o esbanjamento de dinheiro do contribuinte que representava, segundo ele, a ajuda aos bancos, declarando que uma saída da zona do euro constituía para esses países "a menos ruim" das opções.