Jornal Correio Braziliense

Economia

Itália emite bônus por 9 bilhões de euros a 6 meses, com taxas em alta

Milão - A Itália emitiu nesta quarta-feira (27/6) 9 bilhões de euros em bônus a seis meses com taxas em forte alta, às vésperas de uma reunião crucial para o futuro da zona do euro, anunciou o Banco da Itália. As taxas passaram para 2,957%, contra 2,104% na última operação similar de 29 de maio. A demanda dos investidores foi sustentada, alcançando os 14,5 bilhões de euros.

Na terça-feira (26/6), o Tesouro italiano emitiu 3,9 bilhões de euros com vencimento em 2014, 2016 e 2026 a taxas em forte baixa. Na quinta-feira, o país retornará ao mercado da dívida com uma emissão de títulos a cinco e dez anos e com a qual tentará levantar entre 3,750 e 5,5 bilhões de euros.

[SAIBAMAIS]As taxas italianas, que gozaram de alguns dias de tranquilidade, estão novamente sob pressão desde o início da semana. Os investidores duvidam que a reunião europeia, que tem início em Bruxelas amanhã, irá frear duradouramente a crise da dívida na zona do euro.



Os dirigentes europeus têm divergências que persistem. A chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou mais uma vez categoricamente a ideia dos eurobônus. "Enquanto eu viver, não haverá eurobônus", teria dito Merkel segundo os participantes de uma reunião do grupo parlamentar liberal (FDP), aliado do governo.