Jornal Correio Braziliense

Economia

Petrobrás descobre reserva de petróleo de 6 milhões de barris na Argentina

Buenos Aires - A companhia estatal brasileira Petrobras descobriu no sul da Argentina uma nova reserva de petróleo cujo potencial preliminar é de seis milhões de barris, cerca de 352 milhões de dólares, anunciou o ministro do Planejamento, Julio De Vido. "O poço foi descoberto pela Petrobrás a uma profundidade de 3.020 metros, o que significa se tratar de petróleo e gás não convencional.

A jazida está localizada na província de Santa Cruz (Patagônia, sul), em um lugar denominado Estancia Água Fresca. "Esta descoberta faz com que Argentina importe menos petróleo e é um aporte ao superávit da balança comercial", disse o ministro.

A Argentina acaba de nacionalizar 51% da petroleira YPF (ações que estavam em mãos da espanhola Repsol), com o argumento de que a produção de hidrocarbonetas está em queda desde 2008 no país.

[SAIBAMAIS]A YPF é a maior produtora de petróleo (41%), seguida por Panamerican Energy (17%) e em terceiro lugar a Petrobras (6%) na Argentina, segundo o Instituto Argentino de Petróleo (IAP), financiado por empresas do setor. Entre os principais refinadores figuram YPF (54,6%), Shell (14,5%) e Petrobras (14%,1).



O grosso da produção petroleria do país está concentrado no sudeste, na Cuenca Neuquina (44%) e ao extremo sul, na Cuenca del Golfo San Jorge (44%), das províncias sulistas de Santa Cruz e Chubut, segundo o IAP.