Nova York - A agência de classificação financeira Moody;s reduziu nesta segunda-feira (25/6) a nota da dívida de 28 bancos espanhóis e dois emissores de crédito, após a decisão da Espanha de oficializar seu pedido de "ajuda financeira" à Europa para suas instituições financeiras.
"A Moody;s reduziu hoje de um a quatro níveis a nota da dívida de longo prazo e o rating de depósitos de 28 bancos espanhóis e dois emissores de crédito", disse a agência de classificação em um comunicado.
Entre os bancos afetados pela decisão da Moody;s estão Banesto (de A3 a Baa3, três níveis), Banco Bilbao Vizcaya (também de A3 para Baa3), Bankia (de Baa3 para Ba2, dois níveis) e Santander (A3 a Baa2, dois níveis).
A Moody;s afirmou que os bancos enfrentam crescentes perdas com os empréstimos imobiliários e que a redução da nota da dívida soberana da Espanha contribuiu para a redução das notas.
Os problemas da Espanha "não apenas afetam a capacidade do governo de apoiar os bancos, como também influem nos perfis de crédito dos bancos", completou a agência de classificação de risco.
A Espanha oficializou nesta segunda-feira seu pedido de "ajuda financeira" à Europa para seus bancos, no início de uma semana que se encerrará com a importante cúpula europeia de quinta e sexta-feira, considerada crucial para buscar uma saída para a crise da zona do euro.