O Banco Central (BC) assinou nesta quinta-feira (21/6) memorando de entendimento com o China Banking Regulatory Commission para aprimorar o intercâmbio de informações relacionadas à fiscalização de instituições financeiras, ao mesmo tempo em que aumenta a cooperação bilateral sobre supervisão bancária.
De acordo com comunicado do BC, o objetivo do convênio é respaldar os processos de acompanhamento de instituições financeiras brasileiras com agências, escritórios ou subsidiárias no país asiático, bem como de bancos chineses com atuação no Brasil.
A iniciativa faz parte das ações empreendidas pelo BC para aperfeiçoar a supervisão do sistema financeiro nacional (SFN), em consonância com as recomendações do Banco Internacional de Compensações (BIS), sediado na Suíça ; uma espécie de banco central dos bancos centrais.
A nota acrescenta que a assinatura do memorando representa substancial avanço nas relações entre o BC e a agência reguladora do sistema bancário chinês, além de contribuir para o fortalecimento da supervisão global consolidada de dependências bancárias com atuação no dois países.