A picape Amarok já se destacava pela boa qualidade de vida na cabine, inclusive no banco traseiro, e pela calibragem da suspensão que não a deixa pular muito em pisos irregulares. Agora o conforto aumentou, com a transmissão automática de oito marchas. As trocas são suaves e praticamente imperceptíveis. A tração é permanente nas quatro rodas e há opção de bloqueio mecânico do diferencial traseiro. No tanque, vale apenas o diesel S-50. Como as demais caminhonetes, a VW 2.0 turbodiesel se parece com os automóveis em termos de estilo. A cabine simples, por exemplo, tem linhas mais bonitas. A Amarok impressiona pelas linhas elegantes e robustas mesmo na versão cabine dupla.
A cabine da Amarok impressiona pelo bom acabamento e conforto semelhante ao de automóveis, com comandos diversos no volante. O senão é a segurança básica no banco traseiro. Faltam apoio de cabeça e cinto retrátil de três pontos no assento central. Há muitos equipamentos de conforto, conveniência e segurança. O motor a diesel tem mais potência e torque do que o das versões com câmbio manual, passando de 163cv para 180cv, e o torque aumentou de 40,8kgfm para 42,8kgfm.