Los Cabos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, celebrou nesta terça-feira (19/6), na cidade mexicana de Los Cabos, as medidas contra a crise adotadas na Europa e seu esforço para resolver os problemas da dívida.
Obama destacou o sentido de urgência dos dirigentes europeus com os quais se reuniu nesta terça-feira, na cúpula do G20, e considerou que avançam na direção correta com a decisão de construir "uma estrutura financeira mais integrada".
"Pelo que escutei dos líderes europeus, acredito que (...) entendem o que está em jogo, entendem a importância para eles de assumir medidas atrevidas e decisivas, e tenho confiança de que poderão superar este teste", afirmou Obama em entrevista coletiva.
"Sempre mostro uma grande simpatia por meus amigos europeus porque não têm que tratar apenas com um Congresso, mas sim com 17 Parlamentos, quando envolve a zona do euro".
"Têm que lutar com todos estes aspectos políticos para fazer as coisas, e os mercados são muito mais impacientes", disse Obama ao final da cúpula de Los Cabos.
"Estou confiante de que nas próximas semanas a Europa terá uma ideia completa de onde quer chegar" no aspecto da integração.