Madri - A dívida pública da Espanha alcançou 72,1% do PIB no fim de março, em um novo recorde histórico que a situa oito pontos e meio acima em relação a um ano atrás (63,6%), segundo números publicados nesta sexta-feira (15/6) pelo Banco da Espanha.
O governo espanhol prevê que o nível de sua dívida pública aumente com força durante 2012, e espera que chegue a 79,8% do PIB no fim do ano. Esta previsão não inclui, no entanto, o empréstimo europeu para sanear seus bancos, que pode alcançar os 100 bilhões de euros e aumentar a dívida em dez pontos.
[SAIBAMAIS]A dívida pública espanhola chegava no fim de março a 774,549 bilhões de euros, ou seja, 72,1% do PIB, enquanto representava 68,5% do PIB três meses antes. A dívida do país não deixou de aumentar desde o primeiro trimestre de 2008, quando se situava em 35,8% do PIB, após mais de uma década de queda e num momento em que a Espanha experimentava um forte crescimento econômico com superávit fiscal.
O país caiu em uma nova recessão no primeiro trimestre deste ano, dois anos depois de ter saído da anterior, e o governo conservador de Mariano Rajoy já previa um forte aumento da dívida, inclusive antes do anúncio do plano de ajuda europeu aos seus bancos.