Uruguai - A empresa química uruguaia American Chemical foi vendida para a Oxiteno S.A., pertencente ao grupo brasileiro Ultrapar, uma das principais indústrias químicas do país, informou nesta terça-feira (29/5) a companhia em comunicado.
"A American Chemical, empresa familiar dedicada à indústria química e com mais de 50 anos de trajetória nacional e internacional, concretizou um acordo para a venda da totalidade do pacote acionário à empresa Oxiteno S.A", informou a empresa uruguaia, que desenvolve, produz e comercializa produtos químicos no nível mundial, especializando-se nos mercados de curtume e tensoativos.
"A integração tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento tecnológico e econômico da empresa, assegurando o crescimento futuro da companhia e seus funcionários", completou o comunicado.
O valor da negociação foi de 79 milhões de dólares, sujeito a ajustes habituais de capital de giro e endividamento líquido existentes no momento da liquidação financeira, informou por sua vez a Ultrapar em comunicado em seu site.
"Com a aquisição da American Chemical, a Oxiteno dá continuidade à expansão internacional de suas atividades, iniciadas em 2003", informou.
A operação deve ser agora aprovada pelas autoridades regulatórias competentes.