Jornal Correio Braziliense

Economia

Rajoy e Hollande insistem sobre sustentabilidade das dívidas na Europa

Paris - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e o chefe do Estado francês insistiram nesta quarta-feira (23/5) em Paris sobre a sustentabilidade das dívidas soberanas na Europa e consideraram inaceitáveis as diferenças das taxas.

Em coletiva de imprensa conjunta, ambos os presidentes insistiram na questão do financiamento das dívidas.

Depois de afirmar que na cúpula informal de Bruxelas, prevista para a noite desta quarta-feira, é preciso "por todos os temas sobre a mesa", Hollande reiterou que é necessário relançar o crescimento e refletir sobre um modo de financiamento a taxas o mais baixo possível.

"É aceitável que as dívidas soberanas se situem a 6% e outras taxas próximas a zero na mesma união?", questionou Hollande.

Rajoy informou que abordará em Bruxelas vários pontos essenciais: "O controle do gasto público, as reformas para o crescimento dentro da Europa, a liquidez, a sustentabilidade da dívida e do financiamento".

"A Europa tem que dar uma resposta, porque não podemos viver durante muito tempo com diferenças tão grandes nos financiamentos", disse, acrescentando que essas diferenças fazem com que as políticas de controle do gasto público não surtam efeito.