Jornal Correio Braziliense

Economia

Agência diminui nota de cinco bancos gregos de 'B -' para 'CCC'

Nova York - A agência de classificação financeira, Fitch, reduziu a nota da dívida de cinco bancos gregos, de "B-" para "CCC", segundo um comunicado emitido um dia depois de a agência cortar a nota da dívida soberana do país.

"A Fitch Ratings reduziu as notas de longo prazo do Banco Nacional da Grécia, de Efg Eurobank Ergasias, Alpha Bank, Piraeus Bank e Banco Agrícola da Grécia, de "B-" para "CCC", além das notas de curto prazo dos mesmos de "B" para "C", disse o comunicado.

"No caso de as novas eleições gerais de 17 de junho não gerarem um governo que continue com o programa (de resgate) da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) de austeridade fiscal e de reformas estruturais, a saída da Grécia (da Eurozona) é provável e isso pode ser seguido de uma retirada do apoio internacional aos bancos gregos", disse a Fitch.

"A saída da Grécia da zona do euro provavelmente resultaria em um default generalizado do setor privado assim como de suas obrigações soberanas em euro", disse.

A Fitch rebaixou a nota da dívida de longo prazo alegando um "risco crescente" de que o país abandone a zona do euro.