Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fecha sem direção nesta quinta-feira

Nova York - A Bolsa de Nova York fechou sem direção nesta quinta-feira (10/5), em meio ao avanço nas negociações para se formar um governo na Grécia e de dados positivos sobre o emprego nos Estados Unidos: Dow Jones ganhou 0,16% e Nasdaq cedeu 0,04%.

O Dow Jones Industrial Average avançou 19,98 pontos, a 12.855,04 unidades, e o Nasdaq perdeu 1,07 ponto, a 2.933,64 unidades.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 0,25% (%2b3,41 pontos), a 1.357,99 unidades.

Após vários pregões em baixa, a Bolsa americana reagiu acompanhando os mercados europeus, "que registram uma resistência verdadeira diante da crise da dívida na Europa", destacaram os especialistas da Charles Schwab.

"Basta que haja esperança de um progresso na Grécia ou esperanças de uma recapitalização dos bancos na Espanha para firmar o mercado a curto prazo", comentou Gregori Volokhine, da Meeschaert.

A Grécia deu um primeiro passo para a formação de um governo de coalizão pró-europeu, dirigido pelo ex-ministro das Finanças Evangelos Venizelos, líder do socialista Pasok, com a participação de um pequeno partido de esquerda.

Na Espanha, "um banco foi capitalizado", o que poderá levar o país a acertar um apoio a outras instituições bancárias, "o que é muito positivo para o setor financeiro", destacou Volokhine sobre a nacionalização parcial do Bankia, o quarto maior do país.

O mercado também se animou com a queda dos pedidos de seguro desemprego nos Estados Unidos, pela segunda semana consecutiva, entre os dias 29 de abril e 5 de maio.

O rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos fechou a 1,884%, contra 1,835% na quarta-feira, e o papel a 30 anos foi a 3,051%, contra 3,039%.