Jornal Correio Braziliense

Economia

EUA registra em abril maior excedente fiscal desde setembro de 2008

Washington - O Estado Federal americano registrou em abril seu maior excedente orçamentário após três anos e meio de déficit, segundo os dados publicados nesta quinta-feira (10/5)pelo Departamento do Tesouro.

O excedente fiscal foi de 59,1 bilhões de dólares no mês de abril, enquanto que no mesmo período do ano passado houve déficit de 40,4 bilhões de dólares, informou o Tesouro, dentro das previsões dos analistas.

Abril, que constitui o sétimo mês de exercício fiscal nos Estados Unidos, é tradicionalmente um mês de excedente orçamentário.

O retorno ao superávit fiscal é consequência de um avanço da renda e de uma queda do gasto. As entradas subiram 10% em um ano, a 318,8 bilhões de dólares, enquanto que os desembolsos baixaram 21%, a 259,7 bilhões de dólares, disse o Tesouro.

Já o déficit acumulado nos Estados Unidos desde o início do exercício fiscal (iniciado em 1; de outubro) era de 719,9 bilhões de dólares no dia 30 de abril, segundo os dados do governo, ou seja, 17% menos que no ano anterior, confirmando também uma tendência de alta da renda e uma queda do gasto estatal.

Em suas últimas previsões, a Casa Branca disse em fevereiro que projetava elevar o gasto nos Estados Unidos a 8,5% do PIB para o exercício 2011-2012, ou seja, 0,2 ponto percentual menos que no período 2010-2011, o que se traduziria em uma alta do déficit em termos nominais, a 1,330 trilhão de dólares.