Rio de Janeiro - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou alta de 0,4% em abril, na comparação com março, ficando em 127,6 pontos, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (8/5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com abril do ano passado, no entanto, houve queda de 1,4%.
A pesquisa da CNC mostra que o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio, um dos indicadores que compõem o Icec, apresentou alta de 3,4% em relação a 2011 e de 1,3% na comparação com março. Para o economista João Felipe Santoro Araújo, da CNC, ;esse resultado já reflete uma expectativa de melhora nas vendas para o segundo semestre deste ano, em função da queda dos juros;.
Já o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio, que também entra na composição do Icec, registrou quedas de 1,3% em abril, em relação a março, e de 7,8%, no comparação anual. ;O empresário hoje não vê a situação dele tão favorável, no entanto, ele espera que essa situação melhore daqui para a frente;, analisa o economista.
Na avaliação da CNC, o setor do comércio deverá começar a sentir, no segundo semestre, os efeitos dos estímulos monetários anunciados pelo governo. ;É complicado estabelecer uma causalidade entre queda de juros e resultado de vendas, mas a gente espera que um menor comprometimento da renda com os juros do crédito abra espaço para que as pessoas consumam mais;, diz Araújo.