Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta terça-feira (8/5) ao presidente eleito da França, François Hollande, que os dois países, motores da economia da Eurozona, devem tomar as decisões necessárias para resolver a crise da dívida no bloco. Segundo ela, é importante preservar e impulsionar a prosperidade de forma sustentável.
Merkel afirmou estar certa de que a cooperação entre os dois chefes de Estado irá fortalecer e aprofundar a amizade tradicionalmente boa entre os dois povos, na perspectiva do 50; aniversário do Tratado do Eliseu, assinado em janeiro de 1963 entre França e Alemanha para selar a reconciliação entre os dois países após a guerra.
[SAIBAMAIS]
Hollande se reunirá com Merkel em Berlim no dia 16 de maio, um dia depois de sua posse. Os dois dirigentes têm visões diferentes sobre a política econômica da Europa contra a crise. Hollande aposta em renegociar o pacto fiscal assinado por 25 países europeus e impulsionado sobretudo pela Alemanha, para acrescentar a ele um capítulo sobre medidas que estimulem o crescimento. Merkel afirma estar disposta a falar destas medidas a favor do crescimento, mas em nenhum caso a renegociar o pacto.