Madri - Rodrigo Rato, presidente do Bankia, banco fruto da maior união de caixas de poupança da Espanha, anunciou sua demissão nesta segunda-feira (7/5), coincidindo com o anúncio do governo de uma injeção de fundos públicos à entidade esta semana para sanear seus ativos imobiliários problemáticos.
O nome que Rato irá indicar para substituí-lo é o de José Ignacio Goirigolzarri - que foi conselheiro delegado do segundo maior banco espanhol, BBVA, até 2009 - considerado por Rato a pessoa mais adequada para liderar o projeto no momento. O Ministério da Economia espanhol anunciou nesta segunda-feira que a Bankia sofrerá uma intervenção do governo espanhol até sexta-feira com o objetivo de livrá-la de seus ativos imobiliários tóxicos.
[SAIBAMAIS]
O jornal El País assegurou nesta segunda-feira que a Bankia, que é, entre os grandes bancos espanhóis, o mais exposto ao setor imobiliário, precisará de entre 5 e 10 bilhões de euros para limpar seu balanço. O jornal econômico Expansión indicou que a injeção de fundos públicos ficará entre 5 e 7 bilhões de euros.