Washington - A Espanha deve dar prioridade ao saneamento de seu setor bancário, muito fragilizado pela crise do setor imobiliário, declarou o porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gerry Rice, durante coletiva de imprensa.
"Uma das prioridades da próxima fase de estratégia de reforma do setor financeiro deveria ser resolver verdadeira e completamente a questão dos ativos tóxicos herdados da bolha imobiliária dos anos 2000", declarou Rice durante coletiva de imprensa.
"Há diferentes formas de aplicar os remédios. Um diagnóstico completo é necessário e é primordial que se leve em consideração uma auditoria dos ativos desses bancos antes de qualquer decisão final", pediu Rice ao ser perguntado sobre as recomendações do Fundo à Espanha.
"Contudo, os bancos devem ser estimulados a sanear o mais rápido possível suas contas", disse Rice.
O Banco Central Europeu (BCE) se expressou em termos parecidos nesta quinta-feira (3/5), após encerrar em Barcelona uma reunião de seus governadores em Barcelona (Espanha).
A Espanha não tem outra opção além de prosseguir com sua estratégia de reformas e "solucionar as vulnerabilidades persistentes de seu sistema financeiro", assim como de dotá-lo das reservas adequadas, disse Rice.
A Espanha se encontra em recessão pela segunda vez em três anos e sua situação econômica desperta preocupações na zona do euro, que já teve que socorrer Irlanda, Grécia e Portugal nos últimos anos.