Jornal Correio Braziliense

Economia

Dilma deve mexer na caderneta de poupança com mudanças na TR

Nova caderneta de poupança e desoneração da participação dos funcionários no lucro das empresas estão no discurso presidencial

Enquanto dá posse ao novo ministro do Trabalho, Brizola Neto, a presidente Dilma Rousseff deve anunciar hoje a medida provisória que altera as regras da caderneta de poupança. A aposta é que a presidente promova uma redução na TR.

Ontem (02/03), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, passou mais de cinco horas reunido com Dilma, mas não quis comentar os temas conversados com ela ao chegar à sede do Ministério da Fazenda. A presidente chegou, inclusive, a adiar para hoje a reunião com o conselho político apenas para ter tempo de bater o martelo e apresentar o projeto ao Conselhão ; o objetivo é conseguir a benção do Congresso e dos empresários. A equipe econômica quer apresentar a nova caderneta à população em tom de festa para evitar qualquer comparação com o confisco promovido pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, há 22 anos. O Palácio do Planalto quer impedir ainda que o projeto se torne munição para os partidos opositores na eleição municipal deste ano. A mudança na poupança visa preparar o terreno para novas reduções na taxa básica de juros, a Selic.