Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fecha em queda por dados na Europa e Estados Unidos

Nova York - A Bolsa de Nova York fechou com perdas nesta segunda-feira (30/4) em um mercado dominado por dados mistos nos Estados Unidos e pelas renovadas preocupações com a economia na Europa: o Dow Jones caiu 0,11% e o Nasdaq 0,74%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average caiu 14,68 pontos, a 13.213,63 unidades e a tecnológica Nasdaq perdeu 22,84 pontos, para 3.046,36 unidades.

O índice Standard & Poor;s 500, mais representativo da tendência geral, retrocedeu 0,39% (-5,45 pontos) a 1.397,91 unidades.

A praça de Nova York começou a semana com menos força que a anterior, pois os investidores descobriram dados preocupantes sobre o crescimento da Espanha no primeiro trimestre, que registrou uma contração de 0,3%, confirmando oficialmente uma recaída na recessão.

No entanto, a "falta de participação no mercado e os volumes de negociações ridículos" foram interpretados com apreensão pelos operadores, destacou Gregori Volokhine, estrategista da Meeschaert New York, em um contexto de indicadores econômicos mistos nos Estados Unidos.

O consumo dos lares nos Estados Unidos no mês de março registrou uma forte desaceleração, segundo dados publicados na segunda-feira pelo Departamento de Comércio, e a atividade econômica na região de Chicago registrou uma forte queda em abril, segundo o índice ISM, que marcou seu mínimo em 29 meses.

"A recuperação econômica que já era anêmica nos Estados Unidos destá se desacelerando", disse Frederic Dickson, da DA Davidson.

O mercado de títulos fechou em alta. O rendimento dos papéis de 10 anos do Tesouro retrocedeu para 1,915% contra 1,933% de sexta-feira à tarde e os papéis de 30 anos caíram para 3,109% contra 3,115%. O rendimento dos papéis evolui no sentido oposto a seus preços.