A arrecadação total das receitas federais cresceu 10,26% em março (descontada a inflação medida pelo IPCA), na comparação com o mesmo período ano passado, somando R$ 82,3 bilhões. No acumulado do primeiro trimestre, o montante teve um avanço de 7,32% (considerando a correção da inflação) em relação a igual intervalo de 2011, totalizando R$ 256,8 bilhões, conforme dados divulgados pela Receita Federal.
Os tributos que tiveram maior percentual de aumento na arrecadação foram :Imposto de importação (II) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vinculado, com alta de 15,18% na comparação com 2011, e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), com elevação de 14,76%. No entanto, esses impostos não são os maiores valores arrecadados. Responderam, respectivamente, por 9,17% e 6,60%.
O novo presidente anunciou que pretende crescer internacionalmente.
"Temos que consolidar nossa presença na Europa e ao mesmo tempo expandir para Coreia, Rússia, Índia e Turquia", um crescimento internacional que "custará caro", disse o novo presidente em uma entrevista ao jornal francês Le Figaro desta terça-feira.