São Paulo (SP) ; A Volkswagen demorou para entrar no segmento das picapes médias e, quando o fez, chegou meio crua em uma arena repleta de concorrentes muito fortes ; como Ford Ranger, Chevrolet S10, Toyota Hilux, Nissan Frontier ou Mitsubishi L200, que têm pela tradição, robustez, opções de versões mais simples e por aí vai. Quando a Amarok foi lançada, em maio de 2010, o consumidor tinha apenas a opção da versão Highline, de cabine dupla, tração 4x4 e câmbio manual. Esse cacife era insuficiente para bancar um jogo de alto nível de competitividade. Mas a marca alemã foi se adequando à batalha com o lançamento da cabine simples. Agora, com a opção do moderno câmbio automático de oito velocidades (inédito no segmento) e com um pouco mais de fôlego no motor 2.0 biturbo a diesel (não é o mais potente da categoria, mas está perto disso), a picape média da VW está preparada para a briga.
A nova transmissão automática tem algumas características importantes. A oitava marcha foi configurada como overdrive, aquela que não tem praticamente força nenhuma e que possibilita ao motorista economizar combustível quando roda por retas planas. Isso, aliado a outros fatores, como a maior amplitude entre as relações de marcha, proporciona mais economia de combustível do que o mesmo modelo equipado com câmbio manual. Segundo a Volkswagen, essa picape chegou aos 12,2km/l na estrada.