Santo Domingo - A Cervejaria Nacional Dominicana, que produz a popular marca "Presidente", anunciou nesta segunda-feira (16/4) a venda de 41,76% de suas ações para a gigante brasileira AmBev por um bilhão de dólares, como parte de uma aliança para expandir seus negócios no Caribe.
"A AmBev Brasil terá inicialmente uma participação indireta de 41,76% da Cervejaria Nacional Dominicana (CND)", disse em um comunicado o grupo E. Leon Jimenes, uma tradicional e poderosa empresa familiar dominicana proprietária da CND.
A Ambev, o maior grupo cervejeiro da América Latina, pagará um bilhão de dólares à CND. A venda deve ser concluída em 28 dias, informou o texto distribuído para a imprensa.
As duas companhias estão no "início de uma transação para estabelecer uma aliança estratégica com o objetivo de criar a empresa de bebidas líder do Caribe por meio da combinação de seus negócios na região", de acordo com o documento.
A empresa brasileira também comprará, por 237 milhões de dólares, 9,3% das ações da companhia dominicana possuídas pela multinacional Heineken N.V.. "Como consequência, a AmBev terá uma participação indireta total na CND de aproximadamente 51%", acrescentou.
"As operações negociadas combinadas incluem cerveja, bebidas de malta e refrescos vendidos na República Dominicana, Antigua, São Vicente e Dominica, assim como exportações para 16 países do Caribe aos Estados Unidos e Europa", continua o texto.
A AmBev, que participava do mercado dominicano com a cerveja Brahma, adquire com esta aliança a liderança local e expande sua distribuição no mercado internacional.