Madri - A Casa Real espanhola, cujo orçamento será 2% mais baixo em 2012, prevê compensar este corte nos salários dos altos funcionários que trabalham na instituição, assim como em seus gastos de protocolo. Nos orçamentos gerais do Estado para 2012, está previsto para a Casa Real um total de 8,264 milhões de euros, o que implica uma redução de 2%, informou a chefatura do Estado.
A princípio, as verbas dos membros da família real espanhola não serão afetadas, mas essa possibilidade não está descartada. A Casa Real também prevê cortar os gastos de protocolo, o que afetaria eventos, como a recepção oficial por ocasião de uma festa nacional.
O executivo espanhol apresentou em 30 de março o projeto de orçamento para 2012, o mais austero da história, que prevê um ajuste de 27,3 bilhões de euros com aumento de impostos e corte de gastos. Posteriormente, anunciou um novo corte de 10 bilhões de euros em educação e saúde, com o objetivo de reduzir o déficit espanhol de 8,51% do PIB em 2011 a 5,3% acertado com a União Europeia.