O americano de origem sul-coreana, Jim Yong Kim, foi indicado nesta sexta-feira (23/3), pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para a presidência do Banco Mundial. O prazo para apresentação de candidaturas ao comando da instituição termina nesta sexta-feira. O nome escolhido irá substituir Robert Zoellick, que anunciou sua saída em fevereiro.
Tradicionalmente, o Banco Mundial é presidido por um americano, enquanto a liderança do FMI fica a cargo de um europeu, comandado atualmente pela francesa Christine Lagarde. Os países emergentes têm feito pressão para acabar com essa tradição. África do Sul, Nigéria e Angola anunciaram apoio à candidatura do ministro de Finanças nigeriano, Ngozi Okonjo-Iweala, para a presidência do Banco Mundial.
Brasil e China também já se declararam a favor de uma reforma nas nomeações do banco para que os países emergentes possam ter mais representatividade. Os dois países também pedem um processo de seleção para a presidência mais justo e competitivo. O novo presidente deve ser escolhido até o dia 20 de abril, quando deverá ser realizada a próxima reunião do banco.