San Francisco - Os negócios online desempenham um papel cada vez mais importante nas economias dos países e se estima que vão representar um volume de US$ 4,2 trilhões do Produto Interno Bruto dos países do G20 em 2016, sendo a Argentina um dos países com maior crescimento.
A economia da internet crescerá a uma taxa de 8% anual nos países desenvolvidos e mais que o dobro nos mercados emergentes, revelou estudo publicado nesta segunda-feira (19/3) pela consultora americana The Boston Consulting Group (BCG).
Índia e Argentina terão a maior expansão, com taxas esperadas de 23% e 24%, respectivamente, acrescentou a BCG.
"A economia da internet oferece uma das poucas históricas de crescimento sem entraves do mundo", disse o sócio sênior da BCG e co-autor do relatório, David Dean.
Em uma série de países, entre os quais França, Alemanha e China, pequenas e médias empresas (PYMEs) atreladas a consumidores online viram aumentar suas vendas muito acima do que as empresas com pouca presença na internet.
"Em todo o mundo, as PYMEs que apostam na internet estão crescendo mais rápido e criando mais empregos do que as que não o fazem", disse o sócio da BCG Paul Zwillenberg. "Ao incentivar as empresas a recorrer à internet, os países podem melhorar sua competitividade e suas perspectivas de crescimento", destacou.