Roma - O ex-chefe do governo italiano, Silvio Berlusconi, um dos italianos mais ricos, declarou renda de mais de 48 milhões de euros em 2011, muito mais que seu sucessor, Mario Monti, que declarou 1,5 milhão.
Berlusconi declarou exatamente 48,18 milhões de euros em 2011, cerca de 8 milhões a mais do que no ano anterior, segundo informações sobre a renda dos políticos divulgadas nesta segunda-feira (19/3) pela Câmara dos Deputados.
Entre as mudanças de seu patrimônio, Berlusconi informou a compra de uma casa em Lampedusa, a pequena ilha italiana, que recebeu no verão passado uma onda de imigrantes ilegais.
O ex-chefe de governo havia se comprometido, durante uma visita, comprar uma casa no local como prova de sua preocupação com os problemas da ilha. Em contrapartida, Berlusconi vendeu um terreno que possuía na ilha de Antígua, no Caribe, onde ainda é proprietário de outro terreno e de uma mansão.
Quanto ao seu patrimônio global, Silvio Berlusconi é, segundo o site da revista Forbes, o sexto italiano mais rico, com um patrimônio familiar de 5,9 bilhões de dólares, o que o situa na 169; posição da lista mundial de bilionários.
O ex-comissário europeu, Mario Monti, declarou renda de 1,513 milhão de euros. O patrimônio do atual primeiro ministro inclui diversos bens imobiliários, assim como dois carros Lancia, um de 1995 e outro de 1998.