Nova York - A gigante americana da informática, Apple, anunciou nesta segunda-feira (19/3) o pagamento de dividendos, previsto para o verão, e disse que lançará um programa de recompra de ações por um total de 10 bilhões de dólares em três anos.
A Apple disse que pagará um dividendo trimestral de 2,65 dólar por ação graças a seu folgado estado de caixa, estimado em ao menos 97 bilhões de dólares graças às vendas bem sucedidas de seus dispositivos iPad e iPhone.
O pagamento de dividendos terá início no quarto trimestre fiscal da empresa, que começa em primeiro de julho, anunciou a companhia em um comunicado.
Já a recompra de 10 bilhões de dólares em títulos começará no ano fiscal de 2013, que tem início em 30 de setembro.
A Apple afirmou que espera que o programa de recompra seja executado em um prazo de três anos, com o objetivo de neutralizar o efeito da dissolução da ampliação de capital, devido às opções de recompra de títulos para os empregados e a concessão de capital para trabalhadores.
As ações da Apple subiram 2,35%, para 599,32 dólares nas operações prévias à abertura de Wall Street.
No último trimestre, a Apple informou um lucro recorde de 13,060 bilhões de dólares, enquanto que sua renda subiu a 46,330 bilhões.