Rio de Janeiro - O comércio do Rio de Janeiro mostra expectativa positiva em relação às vendas da Páscoa. De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (13/3) pelo Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), a perspectiva é de aumento de 9% das vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. A pesquisa ouviu 500 lojistas da capital fluminense.
O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, disse que o comércio está apostando na Páscoa como um evento que não se restringe à troca de ovos de chocolate. Informou que essa mudança decorreu de dois fatores, que são a relação da data com as crianças e o fomento do romantismo, na medida em que no período são adquiridos também bichos de pelúcia, brinquedos, roupas e outros produtos.
;Com isso, o comércio está direcionando seu foco não apenas para as crianças, mas também para os adultos, atraindo atenção especial dos casais, principalmente dos namorados;, disse Aldo Gonçalves.
A pesquisa revela que 54,5% dos lojistas acreditam que as vendas serão maiores do que no ano passado. Do total consultado, 51,5% disseram ter ampliado a variedade de artigos ofertados e 15,4% investiram no treinamento para melhorar o atendimento. Cerca de 45,5% dos comerciantes contrataram pessoal temporário para a Páscoa. Esses trabalhadores exercerão funções de vendedores, demonstradores, promotores de vendas e repositores.
O preço médio dos presentes por pessoa deverá atingir R$ 140, aponta a pesquisa do CDL-Rio. Promoções, lançamento de novos artigos e facilidades na compra são alguns instrumentos que vêm sendo utilizados pelos lojistas para aumentar as vendas na época da Páscoa.