Bruxelas - A Comissão Europeia enviará uma missão de especialistas à Espanha esta semana para examinar a situação das contas públicas, depois que o país anunciou unilateralmente que a nova meta de déficit para 2012 é de 5,8%, acima dos 4,4% acordados com Bruxelas.
"Trata-se de uma missão técnica, destinada a trocar informações sobre a situação macroeconômica e orçamentária do país, ante a preparação dos prognósticos da Comissão Europeia", disse nesta sexta-feira o porta-voz comunitário, Amadeu Altafaj. "A missão não corresponde de maneira nenhuma a dúvidas quanto a veracidade do déficit público espanhol", completou.
Rumores de imprensa divulgados recentemente afirmaram que o líder espanhol, Mariano Rajoy, teria inflado os dados quando afirmou que o déficit público ficou em 8,5% em 2011, contra os 6% previstos pelo governo anterior.
O Executivo da CE tem insistido que a Espanha explique as razões dessa defasagem, se ela se deve a causas estruturais, ou se é responsabilidade do governo central ou das comunidades autônomas. Segundo uma fonte diplomática, a situação orçamentária na Espanha será debatida esta semana durante a reunião de ministros de Economia da Zona Euro.