Bruxelas - A Comissão Europeia (CE) se declarou nesta sexta-feira "muito satisfeita" com o anúncio de que os tomadores de quase 84% da dívida privada grega aceitaram perdoar mais da metade da dívida do país que está em suas mãos.
"Estou muito satisfeito com a positiva e ampla participação voluntária na troca da dívida" na Grécia, disse nesta sexta-feira Olli Rehnn, comissário de assuntos Monetários, em um comunicado.
O governo da Grécia anunciou nesta sexta-feira que quase 84% de seus credores privados aceitaram a operação de troca da dívida, o que representará a perda de mais da metade dos valores dos títulos e abrirá o caminho para desbloquear os recursos necessários para salvar o país da falência.
Segundo o Ministério das Finanças, os proprietários de bônus da dívida grega - donos de um montante avaliado em 172 bilhões de euros - aceitaram a troca, que corresponderá a 83,5% dos ; 206 bilhões de dívida pública nas mãos de investidores privados (bancos, seguradoras e fundos de investimento).
O percentual sobe a 85,8% quando considerados apenas aqueles que adquiriram títulos sob regimes do direito grego. Esta é a maior reestruturação de uma dívida da história, que supera os 82 bilhões de dólares do default da Argentina em 2002 (73 bilhões de euros com a cotação da época).