Jornal Correio Braziliense

Economia

Proposta de orçamento dos Estados Unidos eleva a tributação dos mais ricos


Washington ; Numa proposta de orçamento duramente criticada pela oposição republicana por não reduzir o rombo nas contas públicas de maneira mais incisiva, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu na segunda-feira (13/02) gastos agressivos do governo para incentivar o crescimento econômico e propôs a adoção de impostos mais altos para os ricos.

A proposta da lei orçamentária de 2013 prevê mais de US$ 800 bilhões para programas de criação de empregos e de investimento em infraestrutura, além de estipular uma tributação de pelo menos 30% para os milionários, num dispositivo que recebeu o nome do megainvestidor Warren Buffett.

Em uma de suas melhores oportunidades antes da eleição de novembro para convencer os eleitores norte-americanos de que merece um segundo mandato, o democrata Obama reservou gordas fatias do orçamento para estradas, ferrovias e escolas. Ao mesmo tempo, ampliou os benefícios tributários para estimular a contratação. ;Construímos esse orçamento em torno da ideia de que nosso país sempre se saiu melhor quando todos recebem seu justo quinhão;, afirmou. ;Ele rejeita o pensamento econômico de você está por conta própria, que levou a uma distância cada vez maior entre os mais ricos e os mais pobres.;

A matéria completa você lê na edição impressa desta terça-feira do Correio Braziliense (14/2)