Nova York - As ações da gigante da informática, Apple, superaram a barreira dos 500 dólares por papel pela primeira vez nesta segunda-feira (13/02) na abertura de Wall Street, impulsionadas pelos rumores do lançamento da terceira versão do tablet iPad.
Às 14h40 GMT (12h40 de Brasília), a ação da companhia era cotada a 502,30 dólares, em um avanço de 1,80 dólar com relação ao fechamento de sexta-feira. Os títulos da Apple ultrapassaram os 400 dólares pela primeira vez no dia 26 de julho. Este incremento permitiu que a marca superasse pela primeira vez a ExxonMobil como maior empresa em valor de mercado do mundo.
Em outra nota, a Apple anunciou também nesta segunda-feira o início das inspeções das fábricas de sua subcontratada Foxconn na China por uma ONG de defesa dos direitos dos trabalhadores.
"A Apple anuncia que a Fair Labor Association" (FLA), uma associação internacional de defesa dos direitos dos trabalhadores cuja sede se encontra em Washington, conduzirá auditorias especiais das linhas de montagem das subcontratadas, inclusive das plantas de Foxconn em Shenzhen e Chengdu, na China, a pedido da Apple", disse a fabricante em um comunicado.
As acusações de condições de trabalho subumanas nas empresas que trabalham para Apple começaram em 2010 após uma série de suicídios em uma fábrica da Foxconn na China.