Jornal Correio Braziliense

Economia

Anac dá sinal verde para consórcios que disputam concessões de aeroportos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ontem que todos os consórcios criados para disputar as concessões dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Campinas foram considerados aptos a participar da licitação.

Não houve falhas ou ausências nas informações apresentadas. Mas o órgão só divulgará a lista oficial na segunda-feira, após a realização dos leilões. Independentemente disso, o mercado contabiliza a participação dos 11 grupos (veja quadro) que entregaram documentos e propostas econômicas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM), indicando uma disputa acirrada. Oito deles já confirmaram, eles próprios, a presença nos leilões.

Enquanto isso, os leilões venceram ontem uma nova ameaça à sua realização. A juíza federal Eliana Borges de Mello Marcelo, titular da 1; Vara Federal em Guarulhos (SP), rejeitou a ação cautelar movida pelo Sindicato Nacional dos Empregados em Empresas Administradoras de Aeroportos (Sina). A entidade pleiteava a suspensão do leilão sob a alegação de que não consta no edital o acordo para assegurar os direitos dos aeroportuários na transição dos terminais para a gestão privada. ;Em consulta ao site da Anac, é possível constatar que os anseios do requerente já se encontram atendidos;, afirmou a juíza. Foi a segunda derrota dos sindicalistas nesta semana. Na terça-feira, a Justiça Federal em Campinas (SP) também decidiu manter a licitação.

A matéria completa você lê na edição impressa dessa quinta-feira (2/2) do Correio Braziliense.