Jornal Correio Braziliense

Economia

Apesar do cenário mundial ruim, o brasileiro foi às compras em 2011



Mesmo com a crise internacional assombrando os noticiários em 2011, o brasileiro foi às compras. Os shoppings ganharam 18,7% a mais do que em 2010, faturando R$ 108 bilhões, ante R$ 91 bilhões movimentados no ano anterior, de acordo com as estimativas divulgadas ontem pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Essa alta foi a maior da década e superou o antigo recorde de 17,5% de avanço da receita no ano em que a economia brasileira saltou 7,5%. No ano passado, a Abrasce registrou o ingresso de um total de 376 milhões de pessoas nos 430 shoppings instalados no país ; , um movimento equivalente ao dobro da população brasileira.

;O resultado superou nossas estimativas anteriores, em parte por conta da consolidação dos números de 2010, e estamos otimistas em relação a 2012;, afirmou o presidente da entidade, Luiz Fernando Veiga, que prevê um avanço de 12% este ano, o mesmo percentual estimado no início de 2011.

Ele não descarta que as vendas sejam novamente melhores do que o esperado, mas acredita que, em 2012, no entanto, a crise que afeta os países europeus, inevitavelmente, terá efeitos no Brasil. ;O mundo inteiro vai ser afetado pela crise. Com a Europa parando de comprar, a China vai deixar de vender para lá e, consequentemente, de importar produtos brasileiros. Não há como escapar;, avalia.

A matéria completa você lê na edição de hoje do Correio Braziliense