Jornal Correio Braziliense

Economia

Economia dos EUA cresceu 2,8% no 4º tri, abaixo das projeções de mercado

Washington - O crescimento econômico nos Estados Unidos registrou alta de 2,8% no quarto trimestre de 2011 em comparação com o mesmo período de 2010, disse na sexta-feira o Departamento de Comércio. Apesar de positivo, o dado saiu abaixo das expectativas dos analistas, que previam alta de 3,2%.

Em 2011, a alta foi de 1,7% com relação a 2010, quando o PIB aumentou 3,0% com relação a 2009, segundo a primeira estimativa oficial para este período, publicada em Washington.

De acordo com o Departamento, o recuo do crescimento no quarto trimestre reflete essencialmente uma desaceleração dos investimentos das empresas (...) e um aumento das importações, além da queda do gasto público, informou o Departamento em um comunicado. Apesar disso, houve uma aceleração dos gastos com consumo e moradias, de acordo com a nota.

Muitos analistas creem que a alta dos estoques do varejo deve desacelerar no primeiro trimestre, seguindo o passo do menor crescimento da economia mundial. Segundo os dados do governo, a alta do consumo (2,0% frente a 1,7% no terceiro trimestre) somou 1,45 pontos ao crescimento do país.