Quando um carro ganha o adjetivo de luxuoso, ele deve apresentar a maior parte das definições dadas pelo dicionário para tal palavra: requintado, farto, rico em volume, formas, cores ; e, principalmente, caro. O Ford Edge 2012 tem todos esses atributos. Além da sutil mudança de design no exterior e do maior conforto no interior, o crossover traz como grande novidade o sistema Sync da Microsoft, com comandos de voz em português e GPS integrado com mapas brasileiros. É o primeiro carro da Ford no Brasil a contar com o serviço de localização por satélite com a língua nativa. No quesito motorização, o veículo continua um luxo só. O propulsor é um V6 3.5 de 289cv a 6.500rpm e torque de 343Nm a 4 mil rpm. No entanto, a montadora ainda tinha um problema: o preço alto ; que consta como uma das definições de luxuoso ; poderia atrapalhar as vendas. Para tentar aliviar nesse atributo, a Ford incluiu a opção de tração dianteira, o que fez o preço mínimo ficar em R$ 125.895. Além disso, a empresa promete repassar apenas 5% do aumento do IPI para carros importados e subsidiar o restante. Assim, o que era um luxo para poucos passa a contar com um público consumidor mais abrangente.
Um dos segmentos de automóveis que mais cresceram em quatro anos foi o dos crossovers. De 2008 até o fim do ano passado, a categoria acumula um avanço de 170% nos emplacamentos ; enquanto as vendas de SUVs, os utilitários esportivos legítimos, por exemplo, cresceram 13% no mesmo período. Em dezembro passado, essas duas áreas se igualaram em vendas. Foi para garantir o espaço nesse mercado, e seguindo a lógica de não mexer em time vencedor, que a Ford mudou algumas pequenas coisas no Edge 2012, mas incluiu muitos aparatos tecnológicos ; de olho nos consumidores mais exigentes.
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O design ganhou poucos retoques e o crossover continua com linhas curvas suaves, frente imponente marcada pela grade de barras cromadas, faróis alongados com iluminação auxiliar no para-choque, piscas com LEDs e vincos no capô. Na parte traseira, o destaque é o aerofólio e as lanternas em volta do porta-malas. O escapamento duplo com ponteiras cromadas de 4 polegadas e as rodas de 20 polegadas garantem esportividade ao Edge.
Por dentro, a linha 2012 agora conta com comando elétrico dos bancos dianteiros e ajuste de 10 posições, incluindo lombar para motorista e passageiro na versão topo de linha, e cabine com revestimento em couro preto no modelo SEL. Para facilitar a vida, os bancos traseiros rebatem automaticamente por meio do acionamento de um botão. O mesmo ocorre com o porta-malas, que pode ser aberto e fechado sem que o condutor precise sair do carro.
Na parte mecânica, permanecem o motor V6 de 3.5l e 289cv de potência a 6.500 rpm e a transmissão automática de seis velocidades. No entanto, o leque de opções ficou maior com a adoção das versões com tração dianteira ; agora são três modelos.
Por voz
Na área da tecnologia, a Ford traz o Sync, pela primeira vez, totalmente em português do Brasil. O sistema, produzido em parceria com a Microsoft, permite operar telefones celulares, GPS, sistemas de entretenimento e climatização a bordo, sem precisar tirar as mãos do volante, utilizando comandos por voz.
A Ford incluiu no sistema de reconhecimento de voz sinônimos e significados de grande parte do vocabulário brasileiro, para que o Sync obedeça aos comandos com mais velocidade. E, para quem não está acostumado com a tecnologia, os controles são identificados no painel central touchscreen de oito polegadas e no mostrador por cores diferentes: para o telefone, amarelo; para o navegador, verde; para o entretenimento, vermelho; e para o climatizador, azul. As mesmas funções estão presentes no volante.
Ao apertar a função de voz, a simpática assistente pede para que seja dito um comando. Podem ser ajustes na temperatura da cabine ou ligações para casa, por exemplo. No último caso, é importante conferir no site da montadora a lista de modelos de celulares compatíveis com o Sync, pois nem todos conseguem trocar dados com o sistema.
Sonzão
Além do Sync, o Edge 2012 traz duas telas de 4,2 polegadas no painel ; para informações como velocidade, nível de bateria e combustível, entre outras ;, piloto automático, aparelho de som com 390W de potência e 12 alto-falantes. A câmera de ré tem sensor de proximidade e oferece três níveis de zoom. Com o sistema MyKey, é possível limitar a velocidade, o volume do som e impedir a desabilitação de equipamentos de segurança, como o controle de estabilidade.
Preços
R$ 125.895 SEL FWD
R$ 139.650 Limited FWD s/ teto
R$ 144.900 Limited AWD s/ teto
R$ 149.100 Limited FWD c/ teto
R$ 154.350 Limited AWD c/ teto