Londres - Os preços dos contratos futuros de petróleo apresentam forte alta nesta segunda-feira (23), reagindo à decisão da União Europeia (UE) de impor um embargo petroleiro gradativo e sem precedentes contra o Irã, para obrigá-lo a frear sua controvertido programa nuclear.
Pela tarde, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em março ganhava 1,17 dólar, a US$ 111,03, no Intercontinental Exchange (ICE) de Londres.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" (WTI) para a mesma entrega subia 1,04 dólar, a US$ 98,05.
"A decisão da UE sobre o petróleo iraniano (...) sem dúvida ampliará a preocupação sobre o fornecimento de petróleo", afirmou o analista Myrto Sokou, da Sucden Financial Research.
Essa decisão proíbe a partir de agora os países europeus de estabelecer novos contratos no setor petroleiro com o Irã, segundo produtor da Opep depois da Arábia Saudita.
[SAIBAMAIS]Teerã vende 450.000 barris diários (cerca de 20% de suas exportaçõs) à União Europeia, especialmente à Itália (180.000 bd), Espanha (160.000 bd) e Grécia (100.000 bd).
Espanha e Itália deram seu apoio à entrada em vigor das sanções há seis meses, mas deixaram claro que fazem um "sacrifício".