Com a maior facilidade para obter e renovar vistos, a Casa Branca estima que o volume de turistas brasileiros no país cresça 274% até 2016. Outros países, como China e Índia, receberão benefícios semelhantes e devem enviar, respectivamente, 135% e 50% a mais do que o registrado em 2010. As medidas vão acelerar em 40% o processamento dos vistos e reduzir o tempo médio de espera pela entrevista de três meses para 10 dias. Quando fez o anúncio na Walt Disney World, em Orlando, Obama deixou claro o objetivo: aumentar empregos e o ritmo de recuperação da atividade. ;Quero que os Estados Unidos sejam o maior destino turístico do mundo;, disse na ocasião. Hoje, o posto é da França.
;É muito simbólico fazer o anúncio na Disney. Foi uma grande jogada de marketing;, observou Olavo Henrique Furtado, coordenador do MBA da Trevisan Escola de Negócios. Segundo ele, nunca houve tantos turistas brasileiros nos Estados Unidos. O aumento da renda no país e a ascensão de milhões à classe média tornam o Brasil extremamente interessante. ;É uma questão de crise e de desemprego. Obama não vai abrir postos de trabalho para estrangeiros. Ele quer apenas os turistas.;
Receitas
Empresários do setor de turismo celebraram a notícia. ;É um momento importantíssimo para o Brasil. Somos hoje fonte de receita expressiva para os EUA. Em média, cada brasileiro desembolsa US$ 5 mil por viagem;, ponderou Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. Para o governo norte-americano, o turismo foi uma das saídas para tentar fazer os EUA saírem da recessão e superar a previsão de crescer apenas 1,8% em 2012. O segmento representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas geradas) e dá emprego para 7,5 milhões de pessoas.
A força do consumo brasileiro fica evidente quando se observa a economia da Flórida. No auge da crise financeira, em 2008, milhares de apartamentos foram tomados pelos bancos. Investidores do Brasil compraram muitos desses imóveis e alcançaram o segundo lugar no ranking de estrangeiros proprietários no estado. Com 8% do mercado, o país está atrás apenas do Canadá, responsável por 39% das compras.
Na lista dos países que mais instalaram empresas na Flórida, o Brasil está em 12; lugar, com 41 empresas, mil empregos e investimentos de US$ 400 milhões. Quase metade dos voos saídos do território nacional para o exterior tem como destino Miami, uma das cidades mais importantes do estado, que abriga a maior comunidade brasileira fora (mais de 80 mil pessoas).