Jornal Correio Braziliense

Economia

Novo Honda Civic chega para acirrar a brigar no segmento de sedãs médios



Indaiatuba (SP)
; Há pouco mais de seis anos, 1.690 unidades do Honda Civic foram parar na garagem de brasileiros. Naquela época (dezembro de 2005), o Vectra, da GM, era o líder do segmento, com 4.673. O Corolla, da Toyota, vinha logo atrás, com 4.225. Em dezembro de 2007, com a chegada da oitava geração, o Civic deu um pulo nas vendas: foi a 5.375 unidades, enquanto o sedã da Toyota parou nas 3.268; e o Vectra, nas 2.640. No mês passado, a Honda vendeu apenas 1.547 Civic, deixando o simpático sedã apenas na 34; posição no ranking dos automóveis.

Ele perde até para carros menores, como o VW Voyage e o Peugeot 207, ou maiores, como o VW Jetta. Só para ter uma ideia, o recém-lançado Cruze, da GM, vendeu 2.823. O rival Corolla, com 5.174, continua à frente. Quer dizer: a coisa está feia para os japoneses da Honda, não? Bem, finalmente a nona geração do Civic chega às lojas autorizadas. Os preços não subiram tanto. Estão, em média, apenas 3% mais altos que os praticados na geração antiga. Mas isso será suficiente para recuperar o sucesso que o sedã, nascido em 1972, sempre teve? Modificações visuais têm mesmo tanto poder quanto se imagina, sobretudo num mercado cada vez mais disputado?

O jornalista viajou a convite da Honda


Saiba mais sobre o novo Civic no suplemento Veículos desta quinta-feira (12/1).

Preços
R$ 69,7 mil Civic LXS Mecânico
R$ 72,9 mil Civic LXS Automático
R$ 72,7 mil Civic LXL Mecânico
R$ 75,9 mil Civic LXL Automático
R$ 85,9 mil Civic EXS Automático

Ficha técnica
Motor
Flex, 1.799cm;, quatro cilindros em linha

Câmbio
Manual com cinco velocidades. A partir da versão EXS, é automático

Potência
139 cavalos e 140 cavalos a 6.500 mil rpm

Torque

17,5 kgfm e 17,7 kgfm a 4.500 rpm

Pneus
205/55 R16

Freios
Discos ventilados. Com ABS e com EBD

Porta-malas
449 litros

Tanque de combustível

57 litros