Super carros de luxo e com motores potentes não eram reconhecidos pela economia de combustível ou apelo ecológico nas emissões de poluentes. Agora são. A Mercedes-Benz está apresentando no Salão de Detroit o novo Classe e 300 Bluetc Hybrid nas versões sedã e perua (station wagon). Ele melhora os níveis de consumo (23,8 km/l) assim como de desempenho com o motor diesel de quatro cilindros de 204 cv de potência e 500 Nm de torque. Ele é combinado a um motor elétrico com 20 kW e 250 Nm. Segundo a montadora alemão, o E 300 híbrido é o carro de luxo mais econômico do mundo.
O outro modelo apresentado é E 400 híbrido com motor V6 a gasolina que produz 306 cv de potência e 370 Nm que é suplementado por 20 kW e 250 Nm adicionais, provenientes do motor elétrico. Os valores de consumo, baseados na norma americana são: Cidade 10,64 km/l, Estrada 13,13 km/l e Combinado 11,43 km/l.
"Com estes dois modelos da Classe E, estamos dando continuidade à nossa abrangente ofensiva híbrida. A tecnologia modular nos abre uma forma rápida para complementar outras séries com modelos híbridos", explica o Professor Dr. Thomas Weber, membro do conselho da Daimler para Desenvolvimento do Grupo e Chefe de Desenvolvimento de Automóveis da Mercedes-Benz. "Com um foco bem definido nos diferentes requisitos do mercado global, temos condições de oferecer exatamente os modelos que nossos clientes desejam. Os híbridos da Classe E proporcionam uma nítida redução no consumo, assim como uma experiência ao volante muito marcante: eles representam o que é a motorização híbrida em níveis premium".
Não foram necessárias mudanças na carroceria do veículo: o módulo híbrido é tanto flexível como modular, o que permite sua utilização em outras séries de modelos. Além das opções movidas a diesel ou gasolina, haverá também variantes com direção do lado direito.
Os novos modelos híbridos estão estreando mundialmente no Salão de Detroit, chegando ao mercado ao longo do ano. O E 300 Bluetec Hybrid tem lançamento programado inicialmente no mercado europeu, enquanto o E 400 Hybrid chegará primeiro ao mercado americano, seguido por outros países, como o Japão e, posteriormente, a China.