São Paulo - A alta das vendas em lojas de material de construção foi a principal contribuição para que o comércio varejista de todo o país fechasse 2011 com alta de 8,7%, como mostra o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Esse crescimento, no entanto, ficou abaixo do registrado no ano anterior, 10,3%.
Em dezembro, o movimento de consumidores foi 1,9% maior do que em novembro. O segmento com a maior expansão foi o de veículos, motos e peças (1,5%), seguido por materiais de construção (1,2%). Mas, no acumulado do ano, este último lidera, com aumento de 10,9%. No ano anterior, porém, a elevação (17%) havia sido maior, em relação a 2009.
A segunda maior procura em dezembro foi verificada no segmento de combustíveis e lubrificantes (8,7%) e em terceiro aparecem móveis, eletroeletrônicos e informática (8,7%).
Os economistas da Serasa observaram que, no segundo semestre de 2011, as vendas cresceram 9,6% ante igual período de 2010, desempenho melhor do que no segundo semestre do ano passado, quando houve alta de 7,8%. Na avaliação deles, essa redução na velocidade de vendas mostra uma reação dos brasileiros aos impactos das medidas adotadas no país para minimizar os reflexos da crise econômica internacional.
;Os efeitos defasados do aperto monetário e das condições de crédito, a alta da inadimplência e o agravamento da crise financeira internacional diminuíram o ritmo de negócios no varejo ao longo do segundo semestre de 2011;, destaca o comunicado da Serasa.