Jornal Correio Braziliense

Economia

França projeta para 2012 introdução do imposto sobre transações

Paris - O ministro francês de Assuntos Europeus, Jean Leonetti, afirmou nesta quarta-feira (4/1) que a taxa sobre transações financeiras na Europa será introduzida "no final de 2012".

"Está na agenda da próxima reunião europeia (30 de janeiro). O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, decidiram que a taxa sobre transações financeiras será introduzida ao final de 2012", disse ele à rede de TV LCI.

Segundo Leonetti, o governo italiano também não se opõe à ideia. "Nenhum país europeu, salvo Grã-Bretanha e Suécia - que tiveram uma má experiência neste campo - não se opõe à mesma", disse. Paris já havia anunciado que apresentaria no dia 23 de janeiro uma proposta, que, segundo o governo, entraria em prática em 2013.

Este assunto, relançado em agosto pelos líderes de França e Alemanha, foi debatido no G20 celebrado em Cannes (sul da França) nos dias 3 e 4 de novembro. Muitos países, no entanto, são contrários a uma taxa mundial, como Estados Unidos e China. As taxas seriam de 0,1% sobre ações e os títulos da dívida e de 0,01% sobre os demais produtos financeiros.