Jornal Correio Braziliense

Economia

Vendas eletrônicas crescem 27% e faturam R$ 2,6 bilhões no Natal

O brasileiro optou pelas compras eletrônicas neste Natal. O número de consumidores que escolheram os portais de internet cresceu neste fim de ano se comparado ao mesmo período de 2010. No total, a quantidade de pedidos cresceu 27% gerando um faturamento de R$ 2,6 bilhões, de acordo com dados da e-Bit, empresa especializada em comércio eletrônico. Os números dizem respeito ao período entre 15 de novembro e 24 de dezembro. O crescimento do setor chega a superar as vendas em shoppings centers.

De acordo com a empresa, a alta anotada no comércio eletrônico foi maior do que a registrada nos shoppings, que tiveram um crescimento de 5,5%, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).


Menos atrasos
Os consumidores também saíram ganhando. Os atrasos em entregas foram reduzidos em quatro pontos percentuais em relação a 2010: caiu de 17% para 13%. A categoria mais procurada pelos compradores foi a de eletrodomésticos, seguida por produtos de beleza, saúde e medicamentos. A procura também é grande por itens de informática, moda, acessórios e eletrônicos, respectivamente.

Boxing Day
O tradicional dia de descontos norte-americano esquentou ainda mais as vendas eletrônicas no período de Natal. Os portais de venda chegaram a oferecer produtos com até 70% de abatimento na última segunda-feira (26/12). Ainda segundo a e-bit, os 170.632 pedidos movimentaram R$ 58,9 milhões, uma variação de 98% em relação ao mesmo dia do ano passado. Em 2010, o faturamento foi de R$ 29,7%.