WASHINGTON - O Senado americano aprovou neste sábado (17/12) um gigantesco conjunto de medidas de cerca de 1 trilhão de dólares para financiar o Estado até o dia 30 de setembro de 2012, evitando uma paralisia dos serviços administrativos.
Os legisladores adotaram o conjunto de medidas com 67 votos a favor e 32 contra, após uma votação similar na Câmara de Representantes na sexta-feira. Agora o texto passa ao presidente Barack Obama para que o assine.
Os fundos incluem 915 bilhões de dólares aprovados pela Câmara dos Representantes e outros 126,5 bilhões para operações no exterior, principalmente para o Exército.
A medida "representa uma vitória da responsabilidade, uma vitória para os contribuintes americanos", disse o chefe da comissão de Apropriações do Senado, Daniel Inouye.
Parlamentares republicanos e democratas do Congresso americano anunciaram ter alcançado na quinta-feira um acordo para votar um projeto de lei de financiamento da administração que evitava a paralisação do governo federal.